quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Resgatados em navio-plataforma que explodiu chegam a Vitória

Trinta e três pessoas chegaram à capital por volta das 21h.
Navio-plataforma explodiu no litoral de Aracruz, deixando 3 mortos.

Os trabalhadores que não se feriram na explosão no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, que explodiu nesta quarta-feira (11) no litoral de Aracruz, Norte do Espírito Santo, foram resgatadas e transportadas até Vitória, onde se hospedam em um hotel na orla de Camburi. Cerca de 30 pessoas chegaram ao local ainda durante a tarde e 33 por volta das 21h, entre homens e mulheres.
O navio-plataforma explodiu por volta de 12h50, no litoral de Aracruz, Norte do estado. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), 74 pessoas estavam no navio-plataforma. Não houve vazamento de óleo no mar. Três pessoas morreram, dez ficaram feridas e seis estão desaparecidas. Os demais trabalhadores foram resgatados e levados para um hotel em Vitória.
Os funcionários que chegaram ao Terminal Portuário de Vila Velha durante a noite passaram por uma triagem, feita por uma equipe médica. Aqueles que tinham algum tipo de ferimento ou outro problema foram levados para hospitais da região, como foi o caso de uma mulher que estava em estado de choque. Os outros seguiram para o hotel em Vitória.
Uma autônoma de 36 anos, esposa de um operador de produção que estava no navio, contou que o marido está entre as pessoas embarcadas que não se feriram. "Na hora que soube da explosão, senti uma coisa muito ruim. Medo, angústia e desespero, aquela dúvida entre chorar e rezar. Entrei em contato com a empresa que meu marido trabalha e fui informada de que ele não estava entre os mortos e feridos. Me orientaram a ir para o hotel, para encontrar com ele", disse, sem se identificar.
Assim como ela, muitos familiares seguiram para o hotel a espera de notícias e pela chegada dos funcionários resgatados, o que ocorreu por volta das 23h20. "Está tudo bem, agora estou aliviado", se limitou em dizer um dos funcionários.
Feridos
Entre os 10 trabalhadores que se feriram na explosão do navio-plataforma no litoral do Espírito Santo, nesta quarta-feira (11), oito estão em um mesmo hospital particular da Serra, na Grande Vitória. O diretor técnico do Vitória Apart Hospital, Cláudio Pinheiro, informou que o paciente em estado mais crítico é um filipino, que está em sedação profunda. Dos oito internados, cinco são brasileiros e três estrangeiros; sete são homens.
O diretor explicou que três pessoas, incluindo o filipino, estão em estado grave, três em moderado e duas com ferimentos mais leves. "O paciente filipino foi o único que chegou ao hospital sedado, os outros chegaram conscientes. Os que tem ferimentos mais leves não estão recebendo menos atenção, pois ainda podem aparecer traumas. Soubemos que um dos feridos ficou preso em um elevador e inalou muita fumaça, o que foi bastante prejudicial", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário